Está na hora de tirar os SISOS


O surgimento do dente do siso pode originar uma série de desconfortos ocasionados pela desalinhamento com os outros dentes ou pela falta de espaço na boca. As complicações vão desde inchaço e infecção na gengiva até o surgimento de cáries pela dificuldade de higienização da boca.

Como eles normalmente despontam em uma idade que coincide com o início das responsabilidades da vida adulta, é inevitável: basta alguém dizer que arrancou o terceiro molar para ouvir a piada de que perdeu o juízo. A ironia é que dois estudos americanos sugerem que a falta de senso pode estar justamente em mantê-lo. Isso porque, sem acompanhamento e higiene adequados, esses dentes camuflam encrencas graves.

Embora a maioria só procure o dentista depois de sentir a dor provocada quando o siso rasga a gengiva, especialistas indicam que o melhor período para retirá-lo é entre os 15 e os 18 anos, antes de ele irromper. Nessa faixa etária, a raiz não está completamente formada, tem cerca de dois terços, e o osso é mais maleável.

Por ser uma região de difícil acesso para a escova, muitas vezes a higiene não é feita de maneira apropriada, deixando espaço que pode propiciar acúmulo de resíduos alimentares, podendo infeccionar a região.

Caso a decisão seja pela extração, o paciente deve buscar um dentista especialista em cirurgia para realizar o procedimento de exodontia dos quatro sisos inclusos. No entanto, é necessário tomar os cuidados. O repouso não é a única recomendação. Os principais cuidados são relativos à alimentação, tais como evitar alimentos muito quentes, sólidos e de difícil mastigação. Ou seja, alimentos em temperatura ambiente e gelados, líquidos e pastosos são bem-vindos. Não falar muito, dormir com o travesseiro inclinado, manter-se a maior parte do tempo em postura ereta ou com inclinação de 45 graus, também ajudam a conter problemas de sangramento e, consequentemente, aceleram o processo de recuperação. A atividade física também deve ser evitada, pois faz com que haja maior circulação de fluxo sanguíneo pelo corpo.

Dr. Marcelo Teixeira

CRO - GO 8180

#dentistagoiania #siso #dentedosiso #odontologiareal #cirurgiagoiania #odontologia #implantegoiania #lourençooffice #saudebucal #goiania #euamooeste #setoroeste #sedacaoconsciente #sedacao #sedação #sedacaoinalatoria #sedacaomedicamentosa #sedaçãoodontológica #drmarceloteixeira #dralarissalanna #euamogoiania

j


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square