Biossegurança

A biosseguranca e um conjunto de medidas que visa o controle de infecção na clinica odontológica e é item obrigatório em serviços de saúde, sendo essas medidas utilizadas para evitar a contaminação cruzada por materiais ou ambientes infectados, protegendo assim os pacientes e a equipe odontológica.

Em nossa clínica todos os princípios de biossegurança são rigorosamente seguidos!

As salas odontológicas passam por um processo de limpeza entre um paciente e outro, que consiste no recolhimento de lixo, desinfecção das cadeiras, bancadas e mesas e troca das barreiras de proteção.

Essa etapa é de suma importância! Realizamos a limpeza de todas as superfícies de contato e também das mangueiras do sugador, do sugador e de todas as superfícies que possam ter se contaminado, com materiais específicos para esse fim evitando qualquer risco de contaminação entre um paciente e outro.

A etapa da esterilização é um dos grandes pilares dessa segurança que o paciente necessita ter. Ela começa com a remoção correta dos instrumentais contaminados para um local próprio e exclusivo para a lavagem dos instrumentais.

Todos os instrumentos devem ser lavados adequadamente e de preferência utilizando-se uma cuba ultrassônica com detergentes específicos que irão promover uma limpeza mais efetiva. Em nosso consultório realizamos essa limpeza com a cuba ultrassônica em todos os instrumentais.

Após a lavagem com materiais específicos e secagem dos instrumentais vem a fase de empacotamento dos instrumentais.

Os instrumentais são separados em kits, cada tipo de instrumental já fica separado por especialidades, de acordo com a necessidade do profissional.

Usamos o papel grau cirúrgico, o único realmente estudado e comprovado a sua eficácia. Ele é de uso único e deve ser descartado após cada uso. Fechamos esse pacote selando bem suas extremidades.

Após todos esses procedimentos é a fase da esterilização.

A esterilização dos materiais odontológicos é de extrema importância por motivos óbvios! Somente a esterilização por autoclave garante a completa eliminação de todos os microorganismos, virus e bactérias.

Para uma adequada esterilização, é necessário que sejam monitorados os ciclos de autoclavagem. O monitoramento ou monitorização nada mais é do que o controle de qualidade da esterilização e é tão importante quanto o ciclo do equipamento em si, pois é com ele que se garante que o material realmente esteja apto para ser utilizado no paciente. O controle tem por objetivo detectar algum tipo de falha.

A prática diária nos consultórios odontológicos requer a observância de normas de biossegurança e a adoção de precauções padrão, a equipe odontológica tem por obrigação realizar uma prática clínica segura, adotando todos os preceitos atuais para o controle das infecções.

O termo biossegurança é muito abrangente – engloba legislação, normas vigentes, cuidados com o paciente, anamnese, conhecimentos das doenças e manifestações bucais, EPIs, assim como tudo o que se refere à limpeza, desinfecção, esterilização, descarte de resíduos, doenças ocupacionais e acidentes no trabalho.

A Biossegurança Odontológica é sustentada por três grandes pilares:

Proteção Individual (profissionais, pacientes e descarte dos resíduos).

Desinfecção e Trocas de Barreiras (condutas no atendimento, materiais descartáveis).

Esterilização e Monitorização.

Venha conhecer nossa estrutura e processos de esterilização!!!

Odontologia Real - Av. T-7, n.371, Ed. Lourenço Office, Sala 1612, S. Oeste Goiânia - GO

(62) 3233-1849 (62) 99261-1835

#odontologiareal #biossegurança #segurançadopaciente #segurançanotratamentoodontologico #lourençooffice #dentistagoiania

Featured Posts