Outros serviços

O dentista clínico geral tem como competências a prevenção, diagnóstico e tratamento de uma ampla variedade de condições, desordens e doenças dos dentes e gengivas. Prestam serviços relacionados a manutenção da higiene oral e saúde bucal. Exame regulares e manutenção de saúde bucal podem prevenir o desenvolvimento de sérios problemas dentários que podem exigir tratamentos corretivos. Se uma pessoa visita o seu dentista clínico regularmente (de 6 em 6 meses em média), ela pode ter a tranquilidade de estar zelando por sua saúde bucal. Temos profissionais habilitados para diversos serviços na área da odontologia.

Dentística ou odontologia estética atua na área da cosmética e restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas. O seu principal foco é a estética, ainda que a restauração de dentes também seja uma medida importante para a saúde individual, já que a permanência de cáries pode causar problemas a vários níveis, além de criar problemas na mastigação dos alimentos.

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

texto

"Endo" é a palavra grega para "dentro" e "odonto" é a palavra grega para "dente". Tratamento endodôntico trata o interior do dente. Para entender o tratamento endodôntico, devemos saber algo sobre a anatomia do dente. Dentro do dente, sob o esmalte há uma camada dura chamada dentina, e abaixo desta, um tecido mole chamado polpa. A polpa contém vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo e cria os tecidos adjacentes duros do dente durante o desenvolvimento.

Periodontia é o tratamento das doenças do sistema de suporte dos dentes. É o tratamento das chamadas doenças periodontais, como, placa bacteriana, gengivite e periodontite. A periodontite é causada por uma infecção por bactérias que se depositam naturalmente na superfície dental, principalmente na região próxima à gengiva, formando a placa bacteriana. Essa placa é uma camada esbranquiçada formada por resíduos de alimento e bactérias. Caso não seja removida, a placa bacteriana pode causar cáries dentárias ou se calcificar formando o tártaro dentário. Uma boa higiene bucal, uma dieta balanceada e visitas regulares ao dentista podem ajudar a evitar o desenvolvimento de doença periodontal.

Procedimentos odontológicos em pacientes ansiosos podem gerar stress e medo. Não é raro encontrarmos pacientes com fobia do tratamento. Estudos feitos nos Estados Unidos mostram que muitos pacientes deixam de ir ao consultório odontológico por medo e ansiedade. Embora técnicas eficientes de anestesia local sejam utilizadas rotineiramente, é crescente o interesse por métodos de aliviar o medo e trazer conforto aos pacientes durante o tratamento. Sedação é uma técnica que permite a diminuição do nível de consciência do paciente, não afetando sua habilidade de respirar, responder a estímulos físicos ou a comandos verbais.