Odontologia Desportiva

"Endo" é a palavra grega para "dentro" e "odonto" é a palavra grega para "dente". Tratamento endodôntico trata o interior do dente.

Para entender o tratamento endodôntico, devemos saber algo sobre a anatomia do dente. Dentro do dente, sob o esmalte há uma camada dura chamada dentina, e abaixo desta, um tecido mole chamado polpa. A polpa contém vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo e cria os tecidos adjacentes duros do dente durante o desenvolvimento. A polpa se estende desde a coroa do dente até a ponta das raízes, onde liga-se aos tecidos ao redor da raiz. A polpa é importante durante o crescimento de um dente e desenvolvimento. No entanto, uma vez que um dente está totalmente maduro pode sobreviver sem a polpa, porque o dente continua a ser alimentado pelos tecidos que o rodeiam.

Por que você precisa de um procedimento endodôntico?

O tratamento endodôntico é necessário quando a polpa se torna inflamada ou infectada. A inflamação ou infecção pode ter várias causas: cáries profundas, procedimentos dentários repetidos no dente ou pancadas traumáticas. Se a inflamação ou infecção da polpa não for tratada, pode causar dor ou levar a um abcesso.

Sinais de lesão incluem sensibilidade à dor, prolongada ao frio ou calor, descoloração dos dentes, inchaço e sensibilidade nas proximidades das gengivas. Às vezes, não há sintomas.

Como o tratamento endodôntico salva o dente?

O endodontista remove a polpa inflamada ou infectada, limpa cuidadosamente e molda o interior do dente, em seguida, preenche e sela o espaço.

Depois, você irá retornar ao seu dentista, que irá colocar uma coroa ou restauração sobre o dente para proteger e restaurar o seu funcionamento pleno. Após a restauração, o dente continua a funcionar como qualquer outro dente.